quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Impressões do Jambolada 2009

A definição foi unânime da galera quanto ao Jambolada 2009, "Ducaralho". Produção impecável! A receptividade da galera, o clima, os shows, a oportunidade de reencontrar amigos, enfim, foi tudo mto lindo! "Ducaralho" D+!

Chegamos na quarta (21/10) para o lançamento do Jambolada que rolou no MUNA (Museu Universitário de Artes). Na ocasião, Talles (Goma) e Alessandro (Valvulado) falaram sobre toda trajetória até esta que é a 5º edição do festival.

Encontro Fora do Eixo Minas

Nos dias seguintes rolaram, varias reuniões do FEM, onde pudemos encaminhar varias coisas referentes a regional, como as formalizações dos coletivos mineiros, o fórum da música de MG, encaminhamentos para o Grito Rock 2010 no estado, a agência FEM, a comunicação interna e externa, definimos os próximos encontros presenciais e o calendário de 2010 com as principais ações do FEM.

Painel Sebrae

Painel Forum

Painel Conexão Vivo

Na quinta, ás 19hs rolou no MUNA a apresentação de três painéis: um sobre o SEBRAE apresentando seu programa cultural, um do Programa Música Minas, apresentado pelo Fórum da Música de Minas Gerais e o terceiro do Conexão Vivo, apresentando a política cultural da empresa.


O impacto ambiental em eventos culturais

Direito Autoral na Era Digital


Já na sexta, Ná Figueredo (Newamazoniasmusic), Eduardo Garbo (Mais Brasil), Alessandro Carvalho (Valvulado Discos), Letz Spindola (Fora do Eixo Discos) e Bart (53HC) discutiram sobre “Os selos independentes e novas formas de distribuição”. E na sequencia, rolou a palestra de Maíra Miller, falando sobre “Como trabalhar o impacto ambiental em eventos culturais” e encerrando os debates da sexta Gustavo Aniteli (Movimento MPB – Música Para Baixar), Cláudio Prado (Cultura Digital), Daniela Souza (UBC – União Brasileira dos Compositores) debateram sobre Direito autoral na era digital.

Na sexta também começaram os shows do festival. Se apresentaram na sexta as bandas Seu Juvenal (MG), Pato Fu (MG), DJ Tudo e a Garrafada (SP), Black Drawing Chalks (GO), Ophelia And The Tree (MG), Devotos (PE), U-Ganga (MG), Snorks (MT), Dissidente (MG), Maldito Sudaka (MG), Os Patto (MG), Waldi e Redson (GO).


No sábado durante toda a tarde rolaram debates no Muna e no Goma. O primeiro foi sobre “Software Livre e Cultura Digital”, com Cláudio Prado (Cultura Digital) e Daniel Roviriego (Massa Coletiva/Rádio UFSCAR). Depois o debate foi sobre a “Frente Brasileira de Hip Hop” com a participação de Linha Dura (CUFA – MT), Max (CUFA – DF) e Kakko (CUFA – UDI). Para finalizar os debates do dia, rolou uma discussão sobre a literatura com Xico Sá, Ruy Mascarenhas, Danislau Também e Alex Antunes.

Software Livre e Cultura Digital

Frente Brasileira de Hip Hop

Jambo Literária

A noite, os shows ficaram por conta das bandas Aura...(MG), Cães do Cerrado (MG), Sepultura (MG), Canastra (RJ), Porcas Borboletas (MG), Aura (MG), Dom Capaz (MG), Cérebro Eletrônico (SP), Krow (MG), 4 Instrumental, Mata Leão (MG), Killer Kowns (MG), Johnny & Alfredo & Seus Neurônios Mongóis (MG) e Erbert Richard (MG). A noite estava maravilhosa, mais de 4 mil pessoas compareceram no Acrópole, principalmente pra ver o show do Sepultura que havia mais de dez anos que tinha tocado em Uberlândia.


A única coisa chata da noite foi que os ouvintes e telespectadores que acompanhavam o Jambolada pelas transmissões da Rádio e Tv pelo Portal Fora do Eixo tiveram que ficar na “vontade” porque a produção do Sepultura exigiu que as transmissões fossem encerradas, mas isso nem tirou o brilho da noite, que terminou com um peso enorme e já deixando saudades em todos.

E no Domingo os shows foram na Pça Sérgio Pacheco, Jambolada especial Arte na Praça com apresentações Maria Alcina (RJ), Anelis Assumpção (SP), Os Seminovos (MG), Graveola e o Lixo Polifônico (MG), Manolos Funk (MG) e Cidadão Comum (MG). Música boa e praça cheia.. Muito bom mesmo!

E sem dúvida a melhor definição foi mesmo “ducaralho”. O pessoal do Goma e Valvulado estão de parabéns pelo Jambolada. Tudo foi incrível... O atendimento, a organização, a programação, enfim toda a produção do festival.

Também foi muito bacana encontrar e conviver por estes dias com os parceiros e amigos dos demais coletivos mineiros Pegada, Retomada, Vatos, Fórceps, Megalozebu, Semifusa, Peleja, Goma e também de alguns coletivos de outros estados que também estavam presentes como Massa Coletiva, Cubo, Bigorna, Alona e Araribóia.

Nenhum comentário: