quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Lançamento do Festival Jambolada 2009

da assessoria de imprensa do Festival

A noite de quarta-feira (21) em Uberlândia, marcou a abertura do festival Jambolada 2009, em Uberlândia. O lançamento oficial ocorreu no charmoso Museu Universitário (Muna), com a presença dos organizadores Alessandro Carvalho e Talles Lopes. Cerca de 200 pessoas participaram, representando a cultura independente da cidade e do Estado. Muitos dos presentes eram integrantes dos coletivos que estão no triângulo mineiro para participarem do 1° Encontro Fora do Eixo Minas, que integra a programação do festival. São nove coletivos, de nove municípios.

Talles, que faz parte o coletivo “Goma: Cultura em Movimento”, de Uberlândia, e é um dos fundadores e organizadores do Jambolada, deu início resgatando um pouco da história do festival e seus desdobramentos até a realização desta que é a quinta edição. Para ele, o festival, criado em 2005 com foco na música independente, ganhou corpo, musculatura, e hoje passa a dialogar com diversos segmentos da produção artística. “O fato é que crescemos. E dessa forma, naturalmente, começamos a integrar outras áreas ao festival. Hoje, temos ações de audiovisual, meio ambiente, artes cênicas e artes plásticas, entre outras. Aos poucos caminhamos para transformar o Jambolada em um evento de artes integradas”.

Alessandro, também fundador e organizador do Jambolada, e integrante do núcleo de produção “Valvulado: Cultura Amplificada”, destacou o fato do festival fortalecer a cena musical do Estado, mas, principalmente, a de Uberlândia. “É o único festival onde cinco artistas locais estão lançando discos. Isso mostra que o Jambolada passou a ser uma vitrine importante para essas bandas”. Para Ale, a cena independente da cidade se estruturou e passou a ser interlocutora de um movimento maior e mais solidificado, com objetivo de circular não apenas localmente, mas fazer shows e se apresentar em outros estados também.
O professor da Universidade Federal de Uberlândia, Lu de Laurentiz, organizador do projeto Arte na Praça, parceiro do Jambolada, foi convidado para participar do lançamento compondo a mesa de abertura. Lu resgatou momentos da história da cultura brasileira para fazer uma relação com esse novo movimento que vem efervescendo a arte no país. Chamou os organizadores do Jambolada de “metralhadoras da cultura” e provocou uma reflexão sobre a cena de Uberlândia, que vem se fortalecendo e crescendo com criatividade e ousadia.
Após o lançamento, os presentes participaram de um coquetel oferecido pelo festival. A programação do Jambolada continua nesta quinta-feira, com atividades do 1° Encontro Fora do Eixo Minas, no Goma, e dois painéis de debates, no Muna: às 19h, o “Painel Música Minas Apresentação do Fórum Mineiro da Música” e às 20h o “Painel Conexão Vivo”.

Nenhum comentário: