segunda-feira, 27 de julho de 2009

Show dos vencedores da 9ª edição do Prêmio BDMG-Instrumental terá o contrabaixista Vagner Faria, no Teatro da Biblioteca




O próximo show dos vencedores da 9ª edição do Prêmio BDMG-Instrumental será do contrabaixista Vagner Faria, no Teatro da Biblioteca – praça da Liberdade, 21, nesta quarta-feira (29), às 20h. Ingressos: R$ 2, com renda revertida para o projeto social “Raio de Luz”.
Vagner Faria (contrabaixo) será acompanhado pelos músicos Aulus Mourão (piano); Bernardo Rodrigues (piano, participação especial); Edvaldo Ilzo (bateria) e Renato Saldanha (guitarra e violão).



Além do show em Belo Horizonte, o músico também se apresentará em São Paulo, no projeto “Instrumental Sesc Brasil”, resultado de parceria firmada entre o BDMG Cultural e o Sesc São Paulo. E no final do ano, juntamente com os vencedores de 2009, irá a Ipatinga participar de um show no Teatro do Centro Cultural Usiminas.



Sobre sua apresentação na 9ª edição do BDMG-Instrumental, o crítico e jornalista José Domingos Raffaelli escreveu: “O baixista Vagner Faria não fez por menos, à frente de um excelente quarteto completado por Aulus Mourão (piano), Renato Saldanha (violão) e o extraordinário baterista Edvaldo Ilzo… O conjunto mostrou sua perfeita integração musical em performances interpretando as composições “Além do Olhar”, cujo desempenho incorporou um correto e preciso jogo de dinâmica, oferecendo uma série de acentuações e inflexões sugestivas, e “Quase sem ar”, peça ritmicamente fascinante em constante ebulição realçando a unidade do quarteto, a interação eloqüente e o entendimento entre baixo e violão, com um solo modelar do pianista Aulus Mourão e atuação soberba de Edvaldo Ilzo; seu engenhoso e surpreendente final foi agraciado pela citação de “Jesus, Alegria dos Homens”, de Bach. O arranjo magistral de Vagner Faria para o medley de Milton Nascimento embolando “Viola Violar” e “Cravo e Canela” iniciou com uma surpreendente e engenhosa abertura de free jazz, ou jazz de vanguarda, exposta em uníssono irrepreensível de piano-violão, coroando a ótima apresentação do quarteto.”



Programa do show
Prelúdio-Suíte n°.1 in G maior para violoncelo, BWV 1007(J.S Bach) // Três Mundos (Vagner Faria) // A Ilha (Edvaldo Ilzo) // Além do Olhar (Vagner Faria) // Quase sem Ar (Vagner Faria) // Tempo Bom (Vagner Faria) // O Início e o Meio (Vagner Faria) // Amor e Testemunho (Renato Saldanha) // Caixinha de Música (Vagner Faria) // Além do Olhar 2 (Vagner Faria) // Sivucada (Aulus Mourão) // Viola Violar (Milton Nascimento/ Márcio Borges // Cravo e Canela (Milton Nascimento / Ronaldo Bastos)



Turnê


29 de julho (quarta-feira) – 20h – Teatro da BibliotecaPraça da Liberdade, 21 – Lourdes – Belo Horizonte – MG


4 de agosto (terça-feira) – 19h – “Instrumental Sesc Brasil” – Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119 – Paraíso – São Paulo – SP


19 de novembro (quinta-feira) – 19h30m – Centro Cultural UsiminasAvenida Pedro Linhares Gomes, 3900 – Shopping Vale do Aço – Ipatinga – MG



Vagner Faria
Natural de Divinópolis (MG), começou sua carreira aos 15 tocando em bandas de baile. Posteriormente, estudou harmonia e música modal com o húngaro Ian Guest. Desde 1998, acompanha diversos artistas como Gê Lara, Saulo Laranjeira, Túlio Mourão, Anthonio e Jairo de Lara.
Integrante do Grupo Jazz a Zero em parceria com Bernardo Rodrigues, Edvaldo Ilzo e Renato Saldanha, interpretando repertório autoral, clássicos do jazz e da música brasileira. É professor na Escola de Música CCM, em Divinópolis. Participou do TIM Concert (2005), do Festival internacional ”Tudo é Jazz” em Ouro Preto (2007) e do Savassi Festival – BH (2006/2007). Em 2009, foi um dos quatro vencedores do IX Prêmio BDMG-Instumental.

Nenhum comentário: