quarta-feira, 1 de abril de 2009

Abril Pro Rock enxuga edição, mas promete manter a essência


O Abril Pro Rock é um dos festivais mais conhecidos no cenário da música brasileira. Presente há 16 anos, o ABPR foi responsável por revelar várias bandas (vide Los Hermanos), contando com 1500 pessoas já na primeira edição, em 1993, chegando a 25.000 em 2001. Em 2007, o festival aconteceu também nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo e, em 2008, a programação incluiu duas bandas escolhidas pelo público através da internet.

Apesar de todo o glamour e história, o Abril Pro Rock de 2009 é uma edição “assumidamente enxuta”, como define Paulo André, produtor do festival desde o início. Com a perda do edital da Petrobras esse ano, o Abril enxugou um dia da sua programação, porém, “sem perder a dignidade”. Além da programação de shows (que conta com a mega-banda Motorhead) o festival investe também nas artes plásticas. Serão lançadas 10 gravuras na Livraria Cultura e no festival.

Para driblar a crise, o produtor Paulo André aposta no público do Motorhead. “A banda vale quanto pesa. A história do Abril já mostrou que quando investimos o público responde. Deve trazer gente do nordeste inteiro e vai compensar a falta do apoio da Petrobras”, afirma. E continua, “Além disso, o festival vai ser no Chevrolet Hall, que já recebeu shows de Deep Purple, Offspring, Scorpions, com certeza a banda vai gostar de tocar no Abril Pro Rock. No mínimo, será um show histórico”. A programação conta ainda com nomes de destaque da cena brasileira, como Amp(PE), Black Drawing Chalks(GO), Móveis Coloniais de Acaju(DF), Marcelo Camelo(RJ) e o Vanguart(MT).

Filiado à Abrafin, o ABPR é dos pioneiros da cena brasileira. “O maior mérito do Abril é acontecer há 16 anos a 2.000 km eixo Rio são Paulo, que é onde supostamente as coisas acontecem”, enfatiza Paulo André. E completa dizendo que o festival influenciou o surgimento de outras iniciativas semelhantes, citando o Abril Pro Rock e o Junta Tribo como os pioneiros. “O Mundo Livre e o Nação Zumbi, por exemplo, tiveram fama nacional antes de sair do Pernambuco”, ressalta.

Nos últimos anos, o Abril Pro Rock recebeu duras críticas, alegando queda de qualidade no festival. Paulo André discorda, afirma que não houve queda de qualidade, mas sim uma diminuição considerável de público. “Isso é um problema de Recife. Com muito show de graça acontecendo, o público fica viciado e decide que não vai pagar 20 reais pra ver um festival. As rádios não tocam nenhuma música que você conheça. É só pagode, axé, música xula. E sei que as bandas concordam com isso”.


ABRAFIN

Filiado à Associação Brasileira dos Festivais Independentes desde que a mesma foi criada, o Abril Pro Rock é um dos mais conhecidos festivais que integram o “casting”. O produtor Paulo André reconhece: “O principal resultado é o fortalecimento do festival, e isso não aconteceu somente com o Abril, mas com todos. E justamente por isso adorei o Juca Ferreira ter entrado no lugar do Gilberto Gil no Ministério da Cultura, pois ele havia adorado o circuito e o calendário da Abrafin [em reuniões anteriores]. E a associação contribui também com a presença de festivais mais experientes... se bem que hoje com a troca de tecnologias isso não conta mais tanto assim. O bom também é que dentro da Abrafin somos associados e não sócios, o que permite que cada festival mantenha suas características”.


PROGRAMAÇÃO ABRIL PRO ROCK 2009

17 de Abril (sexta)
Motorhead (Inglaterra)
Matanza (RJ)
AMP (PE)
Decomposed God (PE)
Black Drawing Chalks (GO)

18 de Abril (sábado)
Marcelo Camelo (RJ)
Mundo Livre S/A (PE)
Heavy Trash (EUA)
Móveis Coloniais de Acaju (DF)
Vanguart (MT)
Retrofoguetes (BA)
Volver (PE)
Vivendo do Ócio (BA)
Johnny Hooker & Candeias Rock City (PE)
The Keith (PE)
texto por Ney Hugo / Espaço Cubo / Cuiabá-MT

Nenhum comentário: