quinta-feira, 26 de março de 2009

Classe Cultural contra a Crise


Classe cultural se reúne em Minas para debater sobre a crise financeira mundial

No próximo dia 30 de março a classe cultural de Minas Gerais estará reunida no Teatro Alterosa, às 20h, para discutir a crise financeira que abala o setor. Os produtores culturais afirmam que já estão acontecendo demissões pela paralisação de inúmeros projetos que contavam com patrocínios de empresas privadas e públicas. Eles acusam os governos pela demora em apresentar medidas que minimizem os efeitos da crise mundial em um campo profissional que abrange cerca de 1,6 milhões pessoas ocupando diretamente postos de trabalho em empresas culturais (fonte: IBGE, 2005), além de uma infinidade de atividades ligadas ao campo cultural, como o turismo e a educação.

O balanço desse encontro deve ser divulgado posteriormente, mas os produtores adiantam que têm na pauta a construção de medidas e propostas para enfrentamento da crise e pretendem mobilizar as pessoas para a importância das atividades culturais na geração de empregos mas, sobretudo, na qualidade de vida e de educação da população brasileira. Os produtores criaram um fórum virtual como espaço para ampliar o debate e informar sobre as atividades que estão propondo (forumcultural.blog.br). A participação no encontro dia 30 é livre e a convocação está sendo feita por e-mails e pelo blog.


CONVITE PARA REUNIÃO
Classe cultural mineira reunida para enfrentar a crise!
Data: segunda-feira, 30 de março
Local: Teatro Alterosa – Av. Assis Chateaubriand, 499, Floresta
Horário: 20h
Informações: forumcultural.blog.br

A complexidade da crise financeiro-econômica que aflige todo o mundo não permite ainda uma previsão clara do seu alcance e da sua duração. O segmento cultural vem sendo atingido de maneira paralisante: raras produções culturais poderão sobreviver neste quadro de absoluta retração do mercado de patrocinadores. O setor já apresenta um panorama de demissões, de fuga e busca de novos ramos e atividades, situação que determinará asfixia sem precedentes na produção e oferta de produtos culturais.
Nenhuma medida governamental voltada para o setor cultural foi tomada até agora para minimizar os efeitos drásticos dessa crise e, diante disso, é imprescindível a união de nossos esforços. A classe cultural mineira já vem se mobilizando para propor medidas efetivas para enfrentar essa situação.

Convocamos todo o setor cultural - artistas, produtores, técnicos, pesquisadores, grupos, associações e entidades culturais – para mais um encontro, com a seguinte pauta:

a) Definir medidas efetivas para enfrentar a crise;
b) Indicação de uma comissão que representará este fórum e atuará diretamente nas instâncias federal, estadual e municipal;
c) Programar eventos/manifestações na cidade;
d) Complementação da composição de grupos de estudo da nova Lei Rouanet e de Mobilização.

DIVULGUEM, NÃO DEIXEM DE COMPARECER E ACESSEM O BLOG DE DISCUSSÕES DA CLASSE CULTURAL MINEIRA: forumcultural.blog.br

Nenhum comentário: